Por Jânsen Leiros Jr.
Revisado
e ampliado em 09/05/2024
“1 Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver. 2 Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho.
3
Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de
Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se
vê. "
Hebreus 11:1-3 - RA
Em
um mundo cada vez mais orientado pelo pragmatismo e pela busca por resultados
tangíveis, a importância de reafirmar o caráter incondicional da fé no contexto
da redenção torna-se ainda mais evidente. Nossa sociedade contemporânea
valoriza tudo em termos de sua utilidade e retorno, onde cada ação é
frequentemente avaliada com base em sua eficácia imediata. Nesse ambiente a fé
parece deslocada, pois é desafiada a justificar-se por meio de uma lógica
racional e coerente, que se alinhe aos interesses superficiais e imediatistas,
ou mesmo ideológicos predominantes. A sabedoria popular nos lembra da
importância de ter fé em alguma coisa, mas em um mundo guiado pela razão e pela
utilidade, o significado real de fé pode se perder.
Entretanto,
na prática, surge a questão crucial: em que devemos nos basear, para que a
defesa de nossas crenças seja capaz de satisfazer tanto a necessidade do
sagrado em nossa consciência, quanto conferir um certo status de admiração e
respeito pela racionalidade da fé? É aqui que a complexidade se revela. Por
mais que se busque reunir comprovações para aquilo em que se acredita, por mais
que se organizem argumentações criteriosas, a fé transcende a mera evidência
empírica. É um terreno onde a racionalidade se encontra com o mistério, onde a
certeza se mistura com a esperança, e onde a compreensão se depara com o
desconhecido.
Portanto,
é necessário ir além da simples busca por evidências tangíveis. A defesa
daquilo em que se crê requer uma abordagem que reconheça a natureza intrínseca
da fé, que vai além da lógica puramente racional. É preciso cultivar uma
compreensão mais profunda e uma disposição para explorar os mistérios que
permeiam a fé. Somente assim podemos encontrar uma verdadeira solidez naquilo
que professamos, uma convicção que vai além das limitações da razão e se
estende até as profundezas do sagrado[1].
Convertidos
porque convencidos?
Convencimento[2].
Essa palavra parece dominar os discursos e as interações, exercendo um poder
sedutor sobre aqueles que buscam impor suas crenças aos outros. Quanto mais
convincente alguém se mostra, mais atraente se torna sua mensagem. E essa
atração, por sua vez, pode levar as massas a serem facilmente manipuladas. A
busca pelo convencimento, muitas vezes, está intrinsecamente ligada ao desejo
de poder, alimentando uma competição entre aqueles que defendem suas próprias
crenças em detrimento das dos outros.
Não
é preciso ir muito longe para perceber essa dinâmica em ação. Basta dar uma
rápida olhada na internet, nas diversas comunidades teológicas, evangélicas, e
nos inúmeros vídeos no Youtube, onde líderes religiosos e estudiosos debatem
incessantemente ideias e interpretações, utilizando textos bíblicos e
argumentos diversos para convencer uns aos outros e aos espectadores de suas
visões pessoais. Às vezes, essas discussões se baseiam em interpretações divergentes
de um mesmo texto bíblico, cada uma forjada conforme os interesses particulares
de quem a defende.
Se
nos colocássemos hipoteticamente entre esses defensores de crenças, e
dependêssemos de suas argumentações para decidir em quem acreditar, seríamos
influenciados, no final de tudo, pelo poder persuasivo daquele que nos
parecesse mais convincente. O vencedor dessa batalha pela nossa mente nos
convenceria da razoabilidade de suas afirmações, de acordo com nossa percepção
mais honesta. No entanto, isso não significa que nosso coração estaria
igualmente cativado. As emoções muitas vezes fogem à lógica racional.
A
pergunta que surge então é: se fôssemos
convencidos, estaríamos verdadeiramente convertidos? A resposta não é tão
simples quanto parece. Ao longo dos séculos, a humanidade buscou
incessantemente por provas que sustentassem suas crenças em todos os aspectos
da vida. A necessidade de ver para crer[3]
sempre foi uma poderosa força motriz por trás da dedicação aos questionamentos
e investigações. Mas será que essa busca por evidências é realmente necessária
para uma conversão genuína?
Convencidos
inalterados
Com
o avanço da tecnologia e as descobertas científicas cada vez mais precisas e
inovadoras, somos constantemente confrontados com novidades que desafiam conjuntos
de crenças estabelecidos anteriormente, inclusive pressupostos científicos. As
evidências que anteriormente sustentavam teorias e crenças são frequentemente
substituídas por novas descobertas e probabilidades mais precisas e assertivas.
Embora essas novas certezas possam parecer inquestionáveis, elas sozinhas não
têm o poder de transformar totalmente nossas atitudes e costumes previamente
estabelecidos. Isso levanta a questão: podemos confiar plenamente nas
informações científicas para orientar nossas crenças e comportamentos?
A
ciência tem sido incisiva ao alertar sobre os malefícios do tabagismo, por
exemplo, mas mesmo assim, o número de fumantes em todo o mundo continua preocupante[4],
incluindo profissionais da saúde e cientistas[5].
Da mesma forma, as pesquisas médicas modernas têm destacado os perigos
iminentes da obesidade e de certos hábitos alimentares, no entanto, observamos
um aumento significativo no índice de obesidade mórbida em todo o mundo,
inclusive em países desenvolvidos, onde as informações são amplamente
divulgadas[6].
Diante
dessas informações, surge a pergunta: por que, mesmo conscientes dos riscos,
muitas pessoas continuam mantendo hábitos prejudiciais à saúde? Será que
números e documentários convincentes não são suficientes para persuadi-las a
mudar de comportamento? Embora muitos reconheçam a gravidade dos problemas
relacionados ao tabagismo e à obesidade, suas condutas continuam inalteradas,
colocando-os em uma rota de risco e perigo iminente. Isso nos leva a refletir:
o convencimento baseado em evidências não é necessariamente equivalente à
conversão de comportamento.
A fé como transformadora
“6
Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto para qualquer pessoa
que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos
quantos se consagram a Ele."
Hebreus 11:6 - KJA
Quando
nos deparamos com a revelação de Deus ao longo da narrativa bíblica, não
encontramos uma tentativa de tornar Sua existência provável, nem mesmo ao grupo
específico designado como Seu povo. A existência de Deus é tratada como um
axioma[7],
um princípio básico não problematizado pela Bíblia. Ela parte do pressuposto de
que aqueles que buscam se aproximar de Deus já creem em Sua existência, e
assim, concentra-se revelar Sua natureza, Seus atributos e Seu propósito à
humanidade, independentemente do grau de convencimento de cada indivíduo.
Perdoem-me
pela analogia improvisada, mas a considero bastante adequada ao que desejamos apresentar.
É como em um aplicativo de mensagens pela internet. Duas pessoas iniciam uma
conversa interessante e agradável sem trocar fotos pessoais. Ao longo do
diálogo, revelam-se gostos, preferências, visões de mundo. Mesmo sem nunca
terem se visto, elas se encantam mutuamente. Com o tempo, percebem que não
conseguem mais viver uma sem a outra. A conexão entre elas vai além do visual;
é uma afinidade de essências que se revela mesmo sem rosto ou silhueta. Esse
encontro virtual, às cegas, culmina
em amor.
De
maneira semelhante, o propósito da Bíblia é revelar gradual e harmoniosamente o
Criador, de modo que o desvelar de Sua essência desperte o interesse pessoal
por Ele. Deus é apresentado como alguém amoroso e zeloso, que busca cada
indivíduo, movendo céus e terras para mantê-lo próximo. Diante dessa revelação
de amor, nenhuma prova, argumento ou racionalização pode afastar ou fazer
desistir aqueles que amorosamente se entregam. Porque a devoção que nasce em
resposta ao amor divino transcende qualquer explicação ou argumento.
O amor por
sustentação
“38
Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o
presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem
qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo
Jesus, nosso Senhor."
Romanos 8:38-39 - KJA
Portanto,
a Bíblia revela o encontro de Deus com a humanidade, apresentando uma narrativa
que descreve um Criador cuidadoso e dedicado. Ele é detalhista nas condições de
sustentabilidade e autonomia, gerando um ser humano cheio de potencialidades. A
relação entre Deus e Sua criação é próxima e interativa, mas de forma alguma
compulsória, já que a humanidade tem acesso a alternativas. Sim, porque o
verdadeiro amor só pode florescer em um ambiente de plena liberdade, onde há a
capacidade de escolha entre amar e não amar[8].
Assim,
a Bíblia avança pela história, revelando uma humanidade rebelada, desejosa de
independência para seguir seus próprios interesses. O homem abandona o Criador,
supondo que Ele lhe esconde algo, uma capacidade encoberta de ser tão divino
quanto Deus. Essa busca pela independência leva à rejeição a Deus e a uma
relação com Ele.
Longe
de Deus e exilada de Sua presença, a humanidade caminha errante, alternando
entre aproximação e afastamento do Criador. Mesmo quando vira as costas para
Ele, Deus continua desejoso de resgatar o homem, buscando-o incansável e
incondicionalmente.
A
narrativa bíblica subverte a lógica das relações, onde o ofensor geralmente
busca o ofendido para restaurar a relação. Aqui, Deus, o ofendido, faz o
caminho em direção à humanidade. E na impossibilidade do homem se tornar Deus,
é Deus quem se torna homem, redimindo Sua criação por meio de Jesus Cristo[9].
Após
o registro histórico na Bíblia, inaugura-se um tempo de salvação, onde a
relação entre Deus e a humanidade é fruto da decisão divina de nos amar. Agora,
desejamos ser como Ele, não para substituí-Lo, mas para estar com Ele. E tudo o
que nos tornamos, seja o que for, é unicamente n'Ele, pois é Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o efetuar[10].
Portanto, mesmo resumindo a revelação divina contida na Bíblia, não há lugar para provas irrefutáveis. A Bíblia não trata de regras ou filosofias de vida, mas sim do amor de Deus que nos atrai. Por isso, bem-aventurados aqueles que, mesmo sem ver, creem[11].
[1]
O pensamento expresso neste parágrafo em que enfatiza a necessidade de ir além
da busca por evidências tangíveis e reconhecer a natureza intrínseca da fé,
está alinhado com as ideias de vários teólogos e pensadores ao longo da
história. Alguns deles incluem:
1.
Søren Kierkegaard: O filósofo dinamarquês
abordou extensivamente o tema da fé e da racionalidade em suas obras,
especialmente em "Temor e Tremor" e "O Conceito de
Angústia". Ele defendeu a ideia de que a fé vai além da razão e que a
verdadeira fé envolve um salto para o desconhecido, indo além das evidências
racionais.
2.
Blaise Pascal: Em suas
"Pensées", Pascal discute a relação entre fé e razão, argumentando
que a fé é uma questão do coração, que vai além do entendimento puramente
intelectual. Ele é famoso por sua defesa do "cálculo das
probabilidades" em relação à crença em Deus, mas também reconhece os
limites da razão na compreensão das verdades religiosas.
3.
Paul Tillich: O teólogo existencialista
alemão Paul Tillich abordou a interação entre fé e razão em várias de suas
obras, como "A Dinâmica da Fé" e "O Coração da Religião".
Ele argumentou que a fé não é oposta à razão, mas transcende as limitações da
razão, oferecendo uma perspectiva mais profunda da realidade.
4.
Rudolf Bultmann: Como proponente da
chamada "desmitologização" do Novo Testamento, Bultmann enfatizou a
importância de interpretar os textos religiosos à luz da compreensão
contemporânea. No entanto, ele também reconheceu a dimensão da fé que vai além
da razão, especialmente em sua obra "Fé e Compreensão".
[2]
"Convencimento" se refere
ao processo de persuadir alguém a acreditar em algo, geralmente por meio de
argumentos, evidências ou raciocínio lógico. É a ação de convencer ou persuadir
alguém sobre a veracidade, importância ou validade de uma ideia, opinião,
crença ou ponto de vista específico. O convencimento pode envolver apresentar
fatos, dados, exemplos ou argumentos que apoiem a posição defendida, com o
objetivo de influenciar a mente ou as convicções da outra pessoa.
[3]
A expressão "ver para crer" reflete um princípio epistemológico que
enfatiza a importância da evidência visual ou experiência direta para acreditar
em algo. Sua origem pode ser rastreada até tempos antigos, e é frequentemente
associada ao ceticismo e à necessidade de prova tangível para validar uma
afirmação ou crença.
A ideia de que a observação
direta é necessária para acreditar em algo pode ser encontrada em várias
culturas e contextos ao longo da história da humanidade. No entanto, é difícil
determinar uma origem exata, pois ela está presente em diferentes tradições
filosóficas, religiosas e culturais em todo o mundo.
Na sociedade ocidental,
essa ideia tem sido associada a figuras como São Tomé, um dos apóstolos de
Jesus Cristo, que, de acordo com a tradição cristã, duvidou da ressurreição de
Jesus até ver e tocar as feridas em suas mãos. Essa história, registrada nos
Evangelhos do Novo Testamento, pode ser vista como uma ilustração do princípio
do "ver para crer".
No entanto, o princípio
subjacente ao "ver para crer" é universal e pode ser observado em
várias culturas ao longo da história, refletindo a tendência humana de confiar
na experiência direta e na evidência sensorial como base para a crença e o
conhecimento.
[4]
Apesar dos esforços em conscientizar sobre os malefícios do tabagismo e
implementar medidas para reduzir o seu consumo, os números ligados ao tabagismo
têm variado ao longo do tempo e em diferentes regiões do mundo. Aqui estão
algumas tendências gerais:
1.
Declínio em alguns países desenvolvidos:
Em muitos países desenvolvidos, tem havido uma diminuição significativa no
número de fumantes ao longo das últimas décadas. Isso pode ser atribuído a uma
combinação de medidas, como restrições à publicidade de produtos de tabaco,
aumento de impostos sobre o tabaco, proibição do fumo em locais públicos,
programas de cessação do tabagismo e uma mudança cultural em relação ao
tabagismo.
2.
Estabilização ou aumento em alguns países em
desenvolvimento: Por outro lado, em alguns países em desenvolvimento, os
índices de tabagismo podem ter se estabilizado ou até mesmo aumentado. Isso
pode ser devido a uma série de fatores, incluindo o aumento da urbanização, a
influência da indústria do tabaco, a falta de regulamentações rigorosas e a
disponibilidade de produtos de tabaco a preços acessíveis.
3.
Variação entre grupos demográficos: Os
índices de tabagismo podem variar significativamente entre diferentes grupos
demográficos, como idade, gênero, nível socioeconômico e localização geográfica.
Por exemplo, enquanto o tabagismo entre os jovens pode estar em declínio em
alguns lugares, pode estar aumentando entre determinados grupos de adultos ou
em áreas específicas.
4.
Desafios persistentes: Apesar dos
esforços para reduzir o tabagismo, ainda existem desafios significativos. A
indústria do tabaco continua a usar estratégias de marketing agressivas,
especialmente em países em desenvolvimento, onde as regulamentações podem ser
mais fracas. Além disso, a dependência física e psicológica do tabaco pode
dificultar a cessação do hábito para muitas pessoas.
[5]
Embora os profissionais de saúde e cientistas tenham acesso privilegiado a
informações científicas sobre os danos do tabagismo à saúde, ainda existem
casos de tabagismo dentro desses grupos. No entanto, é importante considerar
algumas nuances:
1.
Profissionais de saúde: Estudos mostram
que, embora a taxa de tabagismo entre profissionais de saúde tenha diminuído ao
longo do tempo, ainda há uma porcentagem significativa de fumantes nessa
categoria. Alguns profissionais de saúde podem começar a fumar antes de iniciar
sua formação ou carreira, e a dependência do tabaco pode persistir mesmo após
receberem educação sobre os danos do tabagismo. Além disso, o estresse e as
demandas da profissão podem tornar difícil para alguns profissionais de saúde
abandonarem o hábito.
2.
Cientistas e pesquisadores: Assim como
nos profissionais de saúde, também há casos de tabagismo entre cientistas e
pesquisadores. Embora possa ser esperado que indivíduos nesses campos tenham um
entendimento mais profundo dos efeitos do tabagismo, eles não estão imunes à
dependência do tabaco ou aos fatores psicossociais que podem levar ao
tabagismo. Além disso, o ambiente de trabalho em algumas instituições
acadêmicas ou de pesquisa pode ser estressante, o que pode contribuir para o
tabagismo.
No entanto, é importante
notar que a taxa de tabagismo entre profissionais de saúde e cientistas tende a
ser menor em comparação com a população em geral, devido ao seu maior nível de
conscientização e acesso a recursos para cessação do tabagismo. Muitas
instituições de saúde e organizações profissionais oferecem programas de apoio
à cessação do tabagismo para seus funcionários, o que pode ajudar a reduzir a
prevalência do tabagismo dentro desses grupos.
[6]
Os números relacionados à obesidade têm aumentado mundialmente nas últimas
décadas. A obesidade é considerada uma epidemia global, afetando não apenas
países desenvolvidos, mas também economias emergentes e países em
desenvolvimento.
A obesidade mórbida, que é
uma forma mais grave de obesidade caracterizada por um índice de massa corporal
(IMC) muito elevado, também tem sido uma preocupação crescente em todo o mundo.
Os números relacionados à obesidade mórbida têm acompanhado a tendência de
aumento da obesidade em geral.
Globalmente, os casos de
obesidade mórbida têm aumentado, especialmente em países onde há maior acesso a
alimentos ultraprocessados, dietas ricas em calorias e estilos de vida
sedentários. Esse aumento está relacionado não apenas aos riscos para a saúde
física, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, mas
também aos impactos psicossociais, como estigma e discriminação.
Embora haja uma
conscientização crescente sobre os riscos associados à obesidade mórbida e
esforços para promover intervenções, como cirurgia bariátrica e programas de
gerenciamento de peso, ainda há desafios significativos na redução desses
números. Isso se deve, em parte, à complexidade da obesidade mórbida, que
envolve uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais,
comportamentais e sociais.
Portanto, apesar dos esforços contínuos para combater a obesidade e a obesidade mórbida, os números ainda estão em ascensão em muitas partes do mundo, destacando a necessidade de estratégias de saúde pública mais eficazes e abrangentes para enfrentar esse problema de saúde global.
[7]
Um axioma é uma proposição ou princípio considerado autoevidente e
universalmente aceito, sem necessidade de demonstração ou prova. Em outras
palavras, é uma verdade básica ou uma premissa fundamental que é assumida como
verdadeira sem precisar ser questionada ou justificada. Axiomas são
frequentemente utilizados como base para construir sistemas lógicos, teorias
matemáticas ou sistemas filosóficos, fornecendo os alicerces sobre os quais
outros conhecimentos são construídos.
[8]
A ideia expressa no parágrafo acima está alinhada com o pensamento de diversos
teólogos e pensadores ao longo da história. Alguns deles incluem:
1.
Agostinho
de Hipona (Santo Agostinho): Em suas obras "Confissões" e "A
Cidade de Deus", Santo Agostinho discute sobre a relação entre Deus e a
humanidade, enfatizando o amor divino e a liberdade humana.
2.
Tomás de
Aquino: Em suas obras filosóficas e teológicas, como "Suma
Teológica", Tomás de Aquino aborda a relação entre a liberdade humana e a
vontade divina, destacando a importância da liberdade para o amor genuíno.
3.
Karl
Barth: O teólogo suíço Karl Barth explorou a natureza do relacionamento
entre Deus e o homem em sua obra principal "Igreja Dogmática",
enfatizando o amor e a liberdade na relação com Deus.
4.
Dietrich
Bonhoeffer: Bonhoeffer, em obras como "Ética", discute a
importância da liberdade e da responsabilidade moral na relação com Deus e na
vivência da fé cristã.
5.
Paul
Tillich: O teólogo existencial Paul Tillich escreveu extensivamente sobre a
natureza do amor divino e a liberdade humana em obras como "A Coragem de
Ser" e "Dinâmica da Fé".
Esses teólogos e pensadores
compartilham da ideia de que o verdadeiro amor de Deus só pode ser
experimentado em um contexto de liberdade humana, onde há a capacidade de
escolha entre aceitar ou rejeitar esse amor. Eles exploram esses conceitos em
suas obras, fornecendo insights profundos sobre a natureza do relacionamento
entre Deus e a humanidade.
[9]
Este parágrafo ecoa as reflexões de diversos teólogos e pensadores ao longo da
história. Aqui estão alguns exemplos:
1.
Søren
Kierkegaard: O filósofo dinamarquês Kierkegaard abordou a ideia da inversão
das relações humanas em sua obra "Temor e Tremor". Ele explorou a
noção de que o divino muitas vezes se manifesta de maneiras paradoxais e
inesperadas na experiência humana.
2.
Martinho
Lutero: O reformador protestante Martinho Lutero discutiu a doutrina da
encarnação em suas obras, destacando o papel central de Jesus Cristo na
reconciliação entre Deus e a humanidade. Ele enfatizou a iniciativa divina na
salvação do homem, em vez da busca humana por Deus.
3.
Karl
Barth: Novamente, o teólogo suíço Karl Barth é relevante aqui. Em sua
"Igreja Dogmática", Barth enfatizou a ação de Deus em direção à
humanidade e a importância da encarnação como meio de redenção.
4.
Dietrich
Bonhoeffer: Bonhoeffer, em suas obras como "Vida em Comunhão",
também abordou a dinâmica da relação entre Deus e o homem, enfatizando a
iniciativa divina na reconciliação e redenção.
5.
Jürgen
Moltmann: O teólogo alemão Jürgen Moltmann explorou a teologia da
esperança e da libertação em obras como "Teologia da Esperança" e
"O Deus Crucificado", destacando o papel transformador de Deus na
história humana.
Esses pensadores
compartilham da ideia de que a narrativa bíblica subverte as normas humanas de
relacionamento, mostrando Deus como aquele que toma a iniciativa de restaurar a
relação com a humanidade. Eles oferecem insights profundos sobre a natureza do
divino e sua interação com o mundo humano.
[10]
Filipenses 2:13
[11]
João 20:29
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